MINEDU 24 02 VF

  • Home
  • Agrupamento
    • ORGÃOS de GESTÃO e ADMINISTRAÇÃO
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Administrativo
      • Conselho Pedagógico
      • Coordenadores de Estabelecimento
    • DOCUMENTOS
      • REGULAMENTOS
        • | Regulamento Interno
        • | Regulamento Geral de Proteção de Dados
        • | Regulamento Seguro Escolar
        • | Regulamento Ocupação Espaços
        • | Regulamento dos Cursos Profissionais
        • | Normas para o Uso dos Telemóveis
      • PLANOS E PROJETOS
        • | Projeto Educativo 2025-2028
        • | Plano Curricular 2024-2025
        • | Plano de Melhoria
        • | Projeto de Intervenção do Diretor
      • ARQUIVO
        • | Projeto Educativo 2021-2024
        • | Plano Anual de Atividades 2023-2024
        • | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento 2021-2023
        • | Estratégia de Educação para a Cidadania 2021-2024
        • | Critérios de Formação de Turmas
        • | Critérios de Elaboração de Horários
    • AUTOAVALIAÇÃO do AGRUPAMENTO
      • | Legislação relativa ao sistema de avaliação da educação e do ensino não superior
      • | Avaliação externa do AESMO 2015-2016 (Inspeção-Geral de Educação e Ciência, IGEC)
      • RELATÓRIOS
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2016-2019
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2020-2024
    • PUBLICAÇÕES
      • Comunicações
      • Informações
      • Notícias
    • ARQUIVO
      • Arquivo AESMO
      • Arquivo ESAD
  • Escolas
    • ES ANTÓNIO DAMÁSIO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
      • Visita Virtual
    • EB OLIVAIS
      • Atividades
      • Coordenação, Localização e Contactos
    • EB/JI ALICE VIEIRA
      • Atividades
      • Patrono
      • Coordenação, Localização e Contactos
      • Projeto de Requalificação
    • EB/JI MANUEL TEIXEIRA GOMES
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
    • EB/JI SARAH AFONSO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
  • Alunos
    • INFORMAÇÕES
      • Calendário Letivo
      • Exames e Provas Finais
      • Matrículas
      • Bolsas de Mérito - ASE
      • Documentos modelo
    • MANUAIS ESCOLARES
    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • PLANIFICAÇÕES
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • TUTORIAIS ALUNOS
    • OFERTA EDUCATIVA
      • Cursos Científico-Humanísticos
      • Cursos Profissionais
    • LEGISLAÇÃO
  • Docentes
    • COORDENADORES e REPRESENTANTES
    • EQUIPAS
      • Desenvolvimento Tecnológico e Digital
      • ECO Escolas
      • Educação para a Cidadania
      • EMAEI
      • Observatório da Qualidade
      • Segurança Sanitária
      • Promoção e Educação para a Saúde
    • CONTRATAÇÃO
    • FORMAÇÃO
    • MODELOS de DOCUMENTOS e TUTORIAIS
      • Diretores de Turma
      • Documentos Gerais
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO DOCENTE
      • SADD
      • Legislação (ADD)
      • Modelos de documentos (ADD)
      • Procedimentos e Calendário (ADD)
      • Critérios de Avaliação (ADD)
    • LEGISLAÇÃO
  • Não Docentes
    • CONTRATAÇÃO
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO
      • Legislação
      • Calendarização
      • Formulários e Fichas
  • PAIS e EE
    • INFORMAÇÕES
    • ASSOCIAÇÕES de PAIS e EE
      • ES António Damásio
      • EB Olivais
      • EB/JI Alice Vieira
      • EB/JI Manuel Teixeira Gomes
      • EB/JI Sarah Afonso
  • Clubes e Projetos
    • CLUBES
      • | Clube Ciência Viva
      • | Clube de Música
      • | Desporto Escolar
      • | Clube Europeu "Damásios na Europa"
      • | Robótica na Educação
  • Serviços
    • SERVIÇOS DE APOIO
      • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
      • Educação Especial
    • HORÁRIOS de ATENDIMENTO
    • BIBLIOTECAS
      • Sítio Web das BE
      • BE Recursos Digitais em Linh@
  • CONTACTOS
  • Home
  • Agrupamento
    • ORGÃOS de GESTÃO e ADMINISTRAÇÃO
      • Conselho Geral
      • Direção
      • Conselho Administrativo
      • Conselho Pedagógico
      • Coordenadores de Estabelecimento
    • DOCUMENTOS
      • REGULAMENTOS
        • | Regulamento Interno
        • | Regulamento Geral de Proteção de Dados
        • | Regulamento Seguro Escolar
        • | Regulamento Ocupação Espaços
        • | Regulamento dos Cursos Profissionais
        • | Normas para o Uso dos Telemóveis
      • PLANOS E PROJETOS
        • | Projeto Educativo 2025-2028
        • | Plano Curricular 2024-2025
        • | Plano de Melhoria
        • | Projeto de Intervenção do Diretor
      • ARQUIVO
        • | Projeto Educativo 2021-2024
        • | Plano Anual de Atividades 2023-2024
        • | Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento 2021-2023
        • | Estratégia de Educação para a Cidadania 2021-2024
        • | Critérios de Formação de Turmas
        • | Critérios de Elaboração de Horários
    • AUTOAVALIAÇÃO do AGRUPAMENTO
      • | Legislação relativa ao sistema de avaliação da educação e do ensino não superior
      • | Avaliação externa do AESMO 2015-2016 (Inspeção-Geral de Educação e Ciência, IGEC)
      • RELATÓRIOS
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2016-2019
        • | Relatórios de Autoavaliação do AESMO 2020-2024
    • PUBLICAÇÕES
      • Comunicações
      • Informações
      • Notícias
    • ARQUIVO
      • Arquivo AESMO
      • Arquivo ESAD
  • Escolas
    • ES ANTÓNIO DAMÁSIO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
      • Visita Virtual
    • EB OLIVAIS
      • Atividades
      • Coordenação, Localização e Contactos
    • EB/JI ALICE VIEIRA
      • Atividades
      • Patrono
      • Coordenação, Localização e Contactos
      • Projeto de Requalificação
    • EB/JI MANUEL TEIXEIRA GOMES
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
    • EB/JI SARAH AFONSO
      • Atividades
      • Patrono
      • Localização e Contactos
  • Alunos
    • INFORMAÇÕES
      • Calendário Letivo
      • Exames e Provas Finais
      • Matrículas
      • Bolsas de Mérito - ASE
      • Documentos modelo
    • MANUAIS ESCOLARES
    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • PLANIFICAÇÕES
      • Ensino Pré-Escolar
      • Ensino Básico
      • Ensino Secundário
    • TUTORIAIS ALUNOS
    • OFERTA EDUCATIVA
      • Cursos Científico-Humanísticos
      • Cursos Profissionais
    • LEGISLAÇÃO
  • Docentes
    • COORDENADORES e REPRESENTANTES
    • EQUIPAS
      • Desenvolvimento Tecnológico e Digital
      • ECO Escolas
      • Educação para a Cidadania
      • EMAEI
      • Observatório da Qualidade
      • Segurança Sanitária
      • Promoção e Educação para a Saúde
    • CONTRATAÇÃO
    • FORMAÇÃO
    • MODELOS de DOCUMENTOS e TUTORIAIS
      • Diretores de Turma
      • Documentos Gerais
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO DOCENTE
      • SADD
      • Legislação (ADD)
      • Modelos de documentos (ADD)
      • Procedimentos e Calendário (ADD)
      • Critérios de Avaliação (ADD)
    • LEGISLAÇÃO
  • Não Docentes
    • CONTRATAÇÃO
    • AVALIAÇÃO do DESEMPENHO
      • Legislação
      • Calendarização
      • Formulários e Fichas
  • PAIS e EE
    • INFORMAÇÕES
    • ASSOCIAÇÕES de PAIS e EE
      • ES António Damásio
      • EB Olivais
      • EB/JI Alice Vieira
      • EB/JI Manuel Teixeira Gomes
      • EB/JI Sarah Afonso
  • Clubes e Projetos
    • CLUBES
      • | Clube Ciência Viva
      • | Clube de Música
      • | Desporto Escolar
      • | Clube Europeu "Damásios na Europa"
      • | Robótica na Educação
  • Serviços
    • SERVIÇOS DE APOIO
      • Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
      • Educação Especial
    • HORÁRIOS de ATENDIMENTO
    • BIBLIOTECAS
      • Sítio Web das BE
      • BE Recursos Digitais em Linh@
  • CONTACTOS
16 maio2021

Impacto da Pandemia no Desenvolvimento da Aptidão Física dos Alunos Portugueses

Pela importância do estudo, publicamos os resultados obtidos pela equipa FITEscola do Ministério da Educação, através da plataforma FITEscola. Alguns destes testes são realizados ao longo do ano na disciplina de Educação Física, contribuindo para a avaliação final desta disciplina.

A pandemia (COVID 19) trouxe um impacto muito negativo em todos os aspetos da nossa vida social e no modo como influenciou a saúde e a qualidade de vida das populações.

O reduzido nível de exercício físico e desportivo, no ano letivo 2019/2020 ocorrendo quatro meses de aulas de Educação Física à distância, seguidos de dois meses e meio de férias de verão, resultaram num período de cerca de seis meses sem aulas presenciais.

O estudo que agora se publica (consultar aqui) foi baseado numa amostra que envolveu 600 mil avaliações em cada um dos nos letivos e seus resultados impactantes na aptidão física de crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos de ambos os géneros.

Com a finalidade de obter dados sobre os efeitos nocivos de um maior sedentarismo e obesidade entre os mais jovens, assim como, saber quais foram os aspetos que favoreceram a aptidão física através das aulas à distância, a Plataforma FITescola® através de uma inovadora mecânica informática que permite analisar a aptidão física da população escolar gerando relatórios em tempo real, permitiu comparar os resultados da avaliação do primeiro período do ano letivo 2019/2020, em que o regime letivo até aquela data foi presencial, com os obtidos na avaliação do primeiro período de 2020/2021, após a interrupção das aulas presenciais.

Alguns dos aspetos gerais observados prendem-se com um acréscimo percentual verificado nos valores de excesso de peso e obesidade que pode estar associado a um menor dispêndio energético, em virtude do confinamento, e à diminuição da prática de atividade física e desportiva formal e informal.

Também o possível aumento da ingestão alimentar assim como a limitação de mobilidade no exterior, podem ter contribuído para o agravamento do excesso ponderal, verificando-se uma variação positiva mais pronunciada nos valores dos alunos obesos.

O expetável decréscimo dos valores verificados na aptidão aeróbia são mais relevantes nos alunos mais novos, isto é, os que têm um menor grau de autonomia.

Observou-se ainda que os valores examinados na aptidão neuromuscular refletem a preocupação que o ensino da Educação Física a distância (E@D) assumiu durante o período de confinamento, constatando-se a valorização do desenvolvimento das capacidades físicas que mais facilmente podiam ser desenvolvidas em contexto domiciliário.

Os resultados desta análise apontam para a necessidade de aumentar a prática da atividade física e desportiva das crianças e adolescentes, principalmente a aptidão aeróbia, que é reconhecida como fulcral para um crescimento e desenvolvimento saudável e para a melhoria das condições de aprendizagem.

Fonte: Equipa FITescola®

Consultar resultados do estudo

  • Anterior
  • Seguinte

Agenda do Plano Anual de Atividades do Agrupamento

INOVAR paa Q

Clique aqui para consultar a Agenda do Plano Anual de Atividades do Agrupamento

SELOESCOLASAUDAVEL

Parcerias

2Logo MaisEducativa

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTA MARIA DOS OLIVAIS

 Escola Secundária António Damásio (Sede do Agrupamento)

Av. Dr. Francisco Luís Gomes 1800-178 Lisboa