FAQ's ESCOLA DIGITAL

FAQs

Sou aluno do 1º ciclo ou do 2º ciclo, o meu encarregado de Educação recebeu o link para pedir o Kit Digital, já preencheu e enviou. E agora?

O Encarregado de Educação deve esperar até receber um email da Escola Digital a informar que pode efetuar o levantamento do Kit Digital na escola sede do Agrupamento.

 

Sou aluno do Ensino Secundário, o meu encarregado de Educação recebeu o link para pedir o Kit Digital, já preencheu e enviou. E agora?

Quando o Kit Digital estiver diponível, será entregue ao aluno o Auto de Entrega. Deve levar para casa para o Encarregado de Educação assinar e rubricar em todas as folhas do Auto. Posteriormente pode efetuar o levantamento do Kit na escola sede do Agrupamento. Desde que seja possuidor de um documento a autorizar, o próprio aluno pode efetuar o levantamento do Kit Digital. 

 

Sou aluno do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais e o meu encarregado de Educação ainda não recebeu o link para pedir o Kit Digital. E agora?

O Encarregado de Educação deve entrar em contacto com o Diretor de Turma ou Titular de Turma para que lhe seja enviado o email com o link para pedir o Kit Digital.

 

Tenho um problema com o meu Kit Digital. Como posso resolver?

O aluno/encarregado de educação deve dirigir-se ao Apoio Técnico situado na escola sede do Agrupamento, para análise do problema. A equipa da Escola Digital trata apenas de entregas e devoluções. 

 

Kit Digital - Procedimentos para entrega a novos alunos

Informamos que as entregas dos Kits Digitais a novos alunos irá iniciar-se a partir do início do mês de outubro. Este procedimento apenas pode acontecer a partir desta data, uma vez que os dados de todos os alunos têm que ser carregados na Plataforma da Escola Digital, procedimento que normalmente ocorre até ao final do mês de setembro.

Todos os alunos que pretendam receber o Kit Digital, devem manifestar esse interesse após a receção de um formulário que será enviado brevemente pelo Diretor de Turma para o Encarregado de Educação. Deste modo, deverão aguardar a receção do link para o preenchimento do referido questionário.

Conforme a equipa da Escola Digital for recebendo as respostas, iniciaremos o procedimento de entrega, tendo em conta as seguintes prioridades:

1º Alunos beneficiários de Apoio Social Escolar;

2º Alunos dos Cursos Profissionais;

3º Alunos que estarão sujeitos à realização de Provas em formato digital;

4º Todos os restantes (7º, 10º e restantes anos).

Tem dúvidas? Clique aqui para consultar as nossas FAQ's

Francisco Pinto (Coordenador da Equipa da Escola Digital)

 

Devolução de Kits Digitais

Informamos os alunos que terminaram os 1º e 3º Ciclos, Ensino Secundário e alunos transferidos do Agrupamento, que ainda não fizeram a devolução dos kit's digitais, podem fazê-lo durante esta semana no seguinte horário:

2ª feira: das 09:00h às 10:30h

3ª feira: das 09:00h às 10:30h

5ª feira: das 09:00h às 10:30h

HORÁRIO DO APOIO TÉCNICO - PROGRAMA ESCOLA DIGITAL

Sempre que tiver algum problema com o Kit Digital, PC, Hotspot ou Cartão SIM, deve dirigir-se ao APOIO TÉCNICO (no corredor que dá acesso à direção).

Horário de Atendimento para Avarias e Problemas Técnicos 

3ª feira: das 11:00h às 13:00h

6ª feira: das 14:00h às 16:00h

LICENÇAS WINDOWS E OFFICE

Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office

A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).

GUIÃO DE DESBLOQUEIO CUCO

CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.

Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.

Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:

O equipamento ainda não se encontra bloqueado?

É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios.
Para o efeito realize as seguintes operações:

  • Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
  • Execute/instale a atualização;
  • Reinicie o portátil após a actualização.

O equipamento já se encontra bloqueado?

Para desbloquear realize as seguintes operações:

  • Aceda ao site de desbloqueio do Sistema de Segurança CUCO (https://cuco.inforlandia.pt/ucode/);
  • Preencha os campos solicitados;
  • Clique em mostrar Código;
  • Ligue o portátil com o CUCO ativo à internet;
  • Insira o código de desbloqueio no portátil bloqueado;
  • Execute a atualização do Sistema de Segurança CUCO, descrita no ponto anterior, de forma a evitar futuros bloqueios;
  • Reinicie o equipamento.

Para efetuar qualquer um dos procedimentos anteriores poderá também consultar:

 Tutorial CUCO (pdf em anexo)

ou

 https://www.youtube.com/watch?v=Ovxs2F02Cjo

Porque razão ocorre este bloqueio?

Consulte aqui as informações do Aviso de Segurança: http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.pdf

Programa Escola Digital

O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada  dotação orçamental para viabilizar a  digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas  a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.

O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.

A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade ObrigatóriaAprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!

O que é?

O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.

Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:

  • kit de computador - computador portátil (Tipo I, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico; Tipo II, para alunos do 2.º e 3.º ciclos e Tipo III, para alunos do ensino secundário e docentes), auscultador com microfone (headset) e uma mochila;
  • kit de conetividade - hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação/Docente, que assume a despesa.

Como usar os Equipamentos?

A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.

Como se processa a cedência?

Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.

Vantagens de utilização do Kit Escola Digital?

  • Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita;
  • Utilização de internet móvel gratuita a ser utlizada exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial;
  • Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola;
  • Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital, …);
  • Capacitar o aluno para a literacia digital.

Quando devolver?

  • Os equipamentos têm de ser devolvidos na data de conclusão de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano; secundário - devolução do equipamento no final do 12.º ano) e apenas durante a sua permanência no agrupamento;
  • Os docentes devem devolver os kits caso saiam do agrupamento;
  • Os equipamentos devem ser devolvidos no prazo máximo de uma semana.

Quais as obrigações do Encarregado de Educação/Aluno/Docente?

  • Zelar pela conservação dos equipamentos;
  • Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
  • Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
  • Informar a escola sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo (caso em que deverá fazer auto de ocorrência junto das entidades competentes e entregar comprovativo na escola);
  • Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
  • Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.

Disponibilidades da Escola?

  • Elaboração de tutoriais e vídeos de apoio para trabalhar com os programas contidos no computador;
  • Realização de formação para aprender a utilizar melhor os equipamentos;
  • Existência de página de informação sobre a Escola Digital.

Bloqueio no acesso à Internet nos computadores da Escola Digital – Umbrella

Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.

Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.

De forma a colaborar neste processo, o software CUCo tem estado, desde o dia 2 de julho de 2024, a desativar remotamente o Umbrella. No entanto, este processo só pode ser executado nos computadores que ainda têm acesso à internet e apenas ocorre quando o utilizador do equipamento aceder à internet.

Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:

1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,

Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.

2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.

Programa “Escola Digital”

HORÁRIO DO APOIO TÉCNICO

Avarias - Problemas Técnicos 

5ª feira: das 11:00h às 13:00h

6ª feira: das 14:00h às 16:00h 


O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada  dotação orçamental para viabilizar a  digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas  a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.

O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.

A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!

O que é?

O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.

Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:

  • kit de computador - computador portátil (Tipo I, para alunos do 1.º ciclo do ensino básico; Tipo II, para alunos do 2.º e 3.º ciclos e Tipo III, para alunos do ensino secundário e docentes), auscultador com microfone (headset) e uma mochila;
  • kit de conetividade - hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação/Docente, que assume a despesa.

Como usar os Equipamentos?

A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.

Como se processa a cedência?

Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.

Vantagens de utilização do Kit Escola Digital?

  • Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita;
  • Utilização de internet móvel gratuita a ser utlizada exclusivamente na atividade escolar, inclusivamente, na sala de aula presencial;
  • Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola;
  • Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital, …);
  • Capacitar o aluno para a literacia digital.

Quando devolver?

  • Os equipamentos têm de ser devolvidos na data de conclusão de cada ciclo de estudos (1.º ciclo – devolução do equipamento no final do 4.º ano; 2.º/3.º ciclos – devolução do equipamento no final do 9.º ano; secundário - devolução do equipamento no final do 12.º ano) e apenas durante a sua permanência no agrupamento;
  • Os docentes devem devolver os kits caso saiam do agrupamento;
  • Os equipamentos devem ser devolvidos no prazo máximo de uma semana.

Quais as obrigações do Encarregado de Educação/Aluno/Docente?

  • Zelar pela conservação dos equipamentos;
  • Restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado;
  • Suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso;
  • Informar a escola sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo (caso em que deverá fazer auto de ocorrência junto das entidades competentes e entregar comprovativo na escola);
  • Não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola;
  • Não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.

Disponibilidades da Escola?

  • Elaboração de tutoriais e vídeos de apoio para trabalhar com os programas contidos no computador;
  • Realização de formação para aprender a utilizar melhor os equipamentos;
  • Existência de página de informação sobre a Escola Digital.

 

GUIÃO DE DESBLOQUEIO CUCO

CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.

Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.

Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:

O equipamento ainda não se encontra bloqueado?

É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios.
Para o efeito realize as seguintes operações:

  • Aceda ao endereço https://cuco.softi9.pt/updates, descarregue o utilitário;
  • Execute/instale a atualização;
  • Reinicie o portátil após a actualização.

O equipamento já se encontra bloqueado?

Para desbloquear realize as seguintes operações:

  • Aceda ao site de desbloqueio do Sistema de Segurança CUCO (https://cuco.inforlandia.pt/ucode/);
  • Preencha os campos solicitados;
  • Clique em mostrar Código;
  • Ligue o portátil com o CUCO ativo à internet;
  • Insira o código de desbloqueio no portátil bloqueado;
  • Execute a atualização do Sistema de Segurança CUCO, descrita no ponto anterior, de forma a evitar futuros bloqueios;
  • Reinicie o equipamento.

Para efetuar qualquer um dos procedimentos anteriores poderá também consultar:

 Tutorial CUCO (pdf em anexo)

ou

 https://www.youtube.com/watch?v=Ovxs2F02Cjo

Porque razão ocorre este bloqueio?

Consulte aqui as informações do Aviso de Segurança: http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.pdf


INFORMAÇÃO – LICENÇAS WINDOWS E OFFICE

Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office

A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).


Configuração APN para a Vodafone