DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS; AFIRMAR A INCLUSIVIDADE
Agradecemos melhor divulgação da Ação de Formação "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS; DESENHAR FUTUROS; AFIRMAR A INCLUSIVIDADE", na modalidade E-Learning (online) realizada em parceria com Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo e o CFEAS, destinada a educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial
Formadores: Equipa USP e CFEAS
Duração: 42 horas (Acreditadas para efeitos da progressão da carreira de educadores de infância, docentes dos ensinos básicos e secundário e de educação especial).
Modalidade de realização: E-learning (online)
Objetivos
Visando capacitar os formandos para os desafios da inclusão à escola e aos professores, em particular os que configuram o Decreto-Lei 54/2018, pretende-se desenvolver os objetivos seguintes:
Conhecer as diferentes conceções sobre a educação inclusiva no contexto educativo português e brasileiro;
Contribuir para a emergência de uma abordagem informada e crítica do Decreto-Lei e de outros documentos de política educativa, identificando potencialidades e eventuais constrangimentos
Reconhecer a importância do Decreto-Lei nº54/2018 e de outros documentos de política educativa, na concretização das ideias de uma escola e sociedade inclusivas;
Capacitar os docentes para a implementação do enquadramento legal da educação inclusiva
Estimular a criação de redes de colaboração entre docentes e também com equipas multidisciplinares
Sistematizar metodologias de análise de necessidades, gestão de recursos, implementação de medidas e avaliação para a aprendizagem e da aprendizagem
Conhecer a aplicar as Medidas de Suporte à Aprendizagem;
Valor da formação: Gratuita para os formandos, sujeita à inscrição e às vagas disponíveis
CRONOGRAMA
Data N.º de horas
Síncronas * Assíncronas ** Total de horas (sessão)
14 agosto 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até 23 de agosto 3h30
21 agosto 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 30 de agosto 3h30
28 agosto 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 13 de setembro 3h30
11 setembro 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 20 de setembro 3h30
18 de setembro 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 27 de setembro 3h30
25 de setembro 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 04 de outubro 3h30
02 de outubro 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 11 de outubro3h30
09 de outubro 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 18 de outubro 3h30
16 de outubro de 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 25 de outubro 3h30
23 de outubro de 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 08 de novembro 3h30
30 de outubro de 2024 17h00 - 20h00 (30 minutos) até dia 22 de novembro 3h30
06 de novembro 2024 17h00 - 20h00
Total de horas: 42
* Sessões síncronas – Em que todos estão presentes em simultâneo.
** Sessões assíncronas – as datas e horas são meramente indicativas, sendo as tarefas previstas a realizar no horário que o/a estudante considerar mais adequado, cumprindo as horas previstas.
NOTA: O cronograma pode vir a sofrer alterações, de acordo com os interesses da organização
Em caso de n.º insuficiente, a Organização reserva-se o direito de anular ou adiar a formação.
Nº de vagas previstas: 10, seguindo a ordem de entrada de inscrição com prioridade para os docentes que lecionam em escolas associadas do CFEAS
Link para inscrição:
https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
Para mais informações: http://www.cfantoniosergio.edu.pt/