Divulgação de cursos de formação de 25 horas, acreditados pelo CCPFC
Divulgação de cursos de formação de 25 horas, acreditados pelo CCPFC, destinados a Professores e Educadores, em regime e-learning (Zoom), dada a pertinência e atualidade das ofertas formativas, certos que merecerão a sua/vossa melhor atenção, divulgando as mesmas junto dos professores da vossa Unidade Orgânica.
Ação 136- AS ALTERAÇÕES CURRICULARES E AS TECNOLOGIAS NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE MATEMÁTICA DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Apoiar os professores na construção das soluções para os seus problemas educativos e a implementar atividades de matemática com as crianças com que trabalham, valorizando de modo significativo, flexível e diversificado, as orientações curriculares recentes. Valorizar o trabalho cooperativo entre professores do mesmo agrupamento, integrando neste a componente reflexiva sobre as atividades realizadas em sala de aula. Fomentar a implementação de atividades com recurso às tecnologias de informação e comunicação.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-117379/22
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico -110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico -110.
Nº de horas : 25
Formadora: Sandra dos Anjos Canário Custódio Ribeiro
Público-Alvo: Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico -110
Início: 21 setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
AÇÃO 187 - APRENDER E ENSINAR ATRAVÉS DA ARTE CINEMATOGRÁFICA NA AULA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA- DA EXPLORAÇÃO DIDÁTICA ATÉ A PRODUÇÃO
A educação cinematográfica nas escolas está a aumentar o envolvimento dos alunos, inspirando a criatividade e a inteligência socio emocional, melhorando o nível de instrução e comportamento. Os jovens recebem grande parte da sua educação, informação e entretenimento através de imagens e movimento nos ecrãs. Assim, é cada vez mais pertinente que os próprios docentes adquiram conhecimentos sobre a educação cinematográfica.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-122456/23
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 320, 330 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 320, 330 e 350.
Nº de horas: 25
Formadora: Niki Paterianaki
Público-Alvo: Professores dos Grupos 320, 330 e 350
Início: 23 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
Ação 200: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
O mundo em rápida evolução das novas tecnologias requer uma transformação na educação e na pedagogia. Uma vez que as escolas devem preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo além da sala de aula, professores e alunos estão cada vez mais desafiados a adaptar seu ensino e aprendizagem à integração de novas tecnologias e inteligência artificial. Ao adotar a IA na educação, é fundamental considerar essas questões éticas e garantir que os sistemas de IA sejam projetados e implementados com responsabilidade, transparência e equidade, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas ferramentas.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-126999/24
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Nº de horas : 25
Formadores: Francisco Solipa e Paula Mesquita
Público-Alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Início: turma 1 -23 de setembro de 2024 turma 2- 24 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
AÇÃO 131: COMO ORGANIZAR UM ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA, DESDE A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS À DIVULGAÇÃO DO EVENTO
Os espetáculos em âmbito escolar são uma mais-valia no desenvolvimento e crescimento académico dos alunos, ao mesmo tempo que são um contributo para a coesão de toda a comunidade escolar e proporcionam uma maior abertura da Escola à comunidade local, regional e nacional em que está inserida.
O curso tem por alvo os professores ligados ao ensino da música os quais têm que organizar frequentemente espetáculos musicais que façam parte de atividades escolares, clubes temáticos, ciclos musicais, concursos, temporadas ou festivais de música. As temáticas abordadas cruzam assuntos de várias áreas do conhecimento, desde temas didáticos e pedagógicos, até noções de comunicação, de gestão e técnicas de palco, passando pela legislação aplicável a espetáculos públicos e regras básicas de segurança.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-120641/23
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 110, 250, 610, M01 a M45. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Nº de horas : 25
Formadores: Francesco Luciani e Alexandra Carla Nunes Gomes
Público-Alvo: Professores de Grupos de recrutamento 110, 250, 610, M01 a M45
Início: 23 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
AÇÃO: 130 - O ENSINO DA MÚSICA NA ERA DIGITAL: USAR O FILMORA PARA A CRIAÇÃO DE VÍDEOS MUSICAIS DIDÁTICOS
Em cenários de aprendizagem cada vez mais digitais, é imperativo que os professores renovem e atualizem os próprios conhecimentos e práticas pedagógicas, adequando-os às novas exigências e perfil dos alunos, que hoje já são nativos digitais. Os conteúdos e recursos audiovisuais permitem criar novas dinâmicas comunicativas e interativas, com a utilização de recursos didáticos e pedagógicos apelativos, através da criação de vídeos que estruturam grandes volumes de informação numa narrativa compreensível, usando a imagem, o som, o movimento e a palavra. Propõe-se aos formandos criar vídeos didáticos musicais tendo por base a utilização do programa Filmora, que tem algumas caraterísticas que permitem melhor adequar a criação de vídeos didáticos à realidade das aulas de música
Ação acreditada: CCPFC/ACC-120640/23
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M45. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M45.
Nº de horas : 25h
Formador: Francesco Luciani
Público-Alvo: Professores de Grupos de recrutamento 250, 610, M01 a M45
Início: 24 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
AÇÃO: 155 - DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: DA CIÊNCIA À SALA DE AULA
Os princípios do DUA alicerçam-se na investigação das áreas do cérebro, proporcionando oportunidades de aprendizagem a todos os alunos. Trata-se de uma abordagem curricular inovadora, concebendo a utilização de ambientes educativos que ajudam os discentes a desenvolver conhecimentos, competências e entusiasmo, através do seu papel central na aprendizagem e tem por finalidade promover a concetualização do tema a partir da evidência científica, bem como promover a construção de materiais flexíveis e recursos literários para serem aplicados na prática letiva.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-116958/22
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Especial (Grupos 910, 920, 930).,Educadores e Professores do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Nº de horas : 25
Formadora: Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves
Público-Alvo: Professores de Educação Especial (Grupos 910, 920, 930).,Educadores e Professores do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário.
Início: 24 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
Ação: 203 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SOCIAL PARA PROFESSORES E EDUCADORES:PARA UMA FACILITAÇÃO MAIS EFICAZ NA RELAÇÃO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
A ansiedade, o medo, a tristeza, a repulsa, a raiva ou outras emoções podem estar mais presentes numa ou noutra fase da vida pessoal e profissional e não são facilitadoras de um ambiente profissional saudável ou sequer de um desempenho eficaz e propicio à aprendizagem. A IE refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Com a aquisição de estratégias de auto regulação, os professores e educadores conseguem mais facilmente manter a calma e a assertividade necessárias para lidarem com situações mais desafiadoras.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-127324/24
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Nº de horas : 25h
Formadora: Catarina Maria Cabanelas Pereira
Público-Alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Início: 25 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/
Ação: 197 - A RESPOSTA À DIVERSIDADE - PAPEL DA EMAEI - EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A presente ação visa:
Abordar o quadro teórico que sustenta as políticas públicas no que respeita à inclusão e equidade; Enquadrar concetualmente a Educação Inclusiva (EI): Conceitos, princípios-chave e definições; Analisar e refletir sobre os documentos legislativos (PASEO, DL 54, DL 55, AE, ENEC) e de apoio às políticas de inclusão e práticas inclusivas em sala de aula; - Dimensões da diversidade e resposta enquanto desafio e oportunidade; - Conhecer e aplicar os modelos DUA e AM; Dimensões organizativas das políticas de inclusão; Refletir sobre o papel das lideranças; Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas; Analisar e refletir sobre instrumentos de monitorização da educação inclusiva.
Ação acreditada: CCPFC/ACC-124617/24
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.
Nº de horas : 25
Formadora: Ana Maria Lopes dos Reis Ferreira
Público-Alvo: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Início: 25 de setembro de 2024
Para mais informações e inscrições: https://cfamm.assp.pt/