HORÁRIO DO APOIO TÉCNICO - PROGRAMA ESCOLA DIGITAL
Sempre que tiver algum problema com o Kit Digital, PC, Hotspot ou Cartão SIM, deve dirigir-se ao APOIO TÉCNICO (no corredor que dá acesso à direção).
Sempre que tiver algum problema com o Kit Digital, PC, Hotspot ou Cartão SIM, deve dirigir-se ao APOIO TÉCNICO (no corredor que dá acesso à direção).
Para agilizar a entrega do Kit Digital, solicita-se aos encarregados de educação o preenchimento do formulário "Kit Digital" cujo link receberam através do Diretor de Turma / Professor Titular de Turma. A informação que iremos receber com o preenchimento deste formulário tornará a entrega mais célere e mais eficaz.
Mais informamos que "No âmbito da Escola Digital, nomeadamente no que concerne ao serviço de conectividade, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025:
· Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado; ...
· Aos alunos que realizem provas em suporte digital;..."
Deste modo, a ordem de entrega dos Kits será :
1º - Alunos beneficiários de Apoio Social Escolar (ASE);
2º - Alunos novos no agrupamento que realizem provas de final de ano em suporte digital (4º, 6º e 9º anos)
3º - Todos os restantes alunos.
Solicita-se aos encarregados de educação que aguardem a receção do Auto de Entrega ou o contacto via email. Aos alunos do Ensino Secundário o Auto de Entrega ser-lhes-á entregue pessoalmente, enquanto que os alunos do Ensino Básico, serão contactados (os Encarregados de Educação) via email.
Quando tiverem o Auto de Entrega assinado ou quando forem contactados, devem dirigir-se ao Gabinete da Escola Digital, no horário de atendimento, na Escola Sede do Agrupamento para levantar o Kit digital. Só nesse momento é que o Kit Digital estará pronto para entrega.
Caso não lhe seja possível levantar o KIT no horário de atendimento, entre em contacto connosco (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) para tentarmos agendar outro horário de entrega.
Os computadores portáteis distribuídos só possuem licença do sistema operativo Windows; não possuem licença para o Microsoft Office.
A pré-instalação do Office 365 poderá ser desinstalada. Em alternativa, através do Portal Office-365 pode ser usado o Word, o Excel e o Powerpoint (utilização online a partir do OneDrive da conta institucional).
CUCO é uma tecnologia de segurança exclusiva para computadores, tablets e smartphones.
Esta possibilita que um dispositivo realize um autoteste de conformidade que possibilita o respetivo bloqueio remoto, desbloqueio e localização.
Quando o equipamento é bloqueado surge uma imagem semelhante à seguinte:
É necessário efetuar a atualização do Sistema de Segurança CUCO de forma a evitar futuros bloqueios.
Para o efeito realize as seguintes operações:
Para desbloquear realize as seguintes operações:
Para efetuar qualquer um dos procedimentos anteriores poderá também consultar:
ou
https://www.youtube.com/watch?v=Ovxs2F02Cjo
Consulte aqui as informações do Aviso de Segurança: http://cuco.softi9.pt/updates/20210517101.pdf
O Programa “Escola Digital” é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.
A utilização da tecnologia digital em sala de aula e em atividades extra-aula contribui para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas e, de uma forma geral, para a promoção da literacia digital na educação e formação de todos!
O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) e assenta em quatro pilares (equipamentos, conectividade, capacitação de professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais se destacam o acesso a equipamentos e a conectividade.
Numa primeira fase, contempla a distribuição de dois kits, aos alunos do escalão A, B e C, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas. Na fase seguinte a atribuição de kits é alargada a todos os alunos. Os dois kits distribuídos são:
A entrega destes equipamentos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem.
Cada Encarregado de Educação/Docente, no ato de levantamento dos equipamentos, toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.