“Damásios” no Parlamento Europeu
Alunos do Clube Europeu “Damásios na Europa” participaram numa visita de estudo a Estrasburgo, entre os dias 6 a 8 de março, acompanhados pela Coordenadora do Clube Europeu, Professora de Economia A, e pelas Professoras de História B, Geografia A e Filosofia.
No dia 6, e após o check-in no Hotel, a primeira paragem foi em Colmar, uma cidade magnífica, marcada pela decoração requintada e por casas tradicionais em enxaimel da Alsácia. Colmar é enaltecida pelo seu centro histórico, dotado de beleza, também conhecido como a pequena Veneza. Após esta visita, seguiram para Riquewir, uma autêntica aldeia museu ao ar livre, pertinho da fronteira com Alemanha e Suíça, na região da Alsácia, famosa pela rota do vinho. Já depois do almoço, visitaram a Catedral de Estrasburgo (em francês Cathédrale Notre-Dame-de-Strasbourg), tal como as ruas desta cidade, visita que retomaram de noite.
No dia 7, tiveram a oportunidade de conhecer finalmente o maior parlamento transnacional do mundo, o Parlamento Europeu. Acompanhados por uma guia, caminharam pelos majestosos corredores até ao hemiciclo, onde se realizam os maiores e mais importantes debates da União Europeia. Esta visita incluiu também o Parlamentarium Simone Veil, uma exposição dinâmica e interativa que proporcionou uma ideia concreta do papel do Parlamento Europeu, dos seus grupos políticos e do trabalho dos seus deputados. Ainda neste dia visitaram o bairro de La Petite France, com toda a sua história e Rathaus Rust, Câmara Municipal, situada numa pequena localidade na Alemanha.
No dia 8, partiram para Le Struthof, observando pelo caminho alguns pontos importantes como o Palácio dos Direitos dos Homens e o bairro das Embaixadas. Já em Struthof, com três graus negativos, vaguearam pelo ex-campo de Concentração nazista, o único campo nazista localizado no atual território francês que contou com cerca de 56 000 prisioneiros, oriundos de diversos países, inclusive um português. Ouviram toda a história, repleta de dor e sofrimento. Após deixarem o campo, continuaram para o Mont Saint Odile, considerada a Mãe da Alsácia. Deste local, tiveram uma das melhores vistas panorâmicas sobre a planície Alsaciana e sobre a Floresta Negra.
Foi uma experiência muito enriquecedora para todos, do ponto de vista cultural e pessoal, despertando nos alunos o gosto pela aprendizagem ativa e pela importância da sua participação no futuro da Europa.