Sólidos Compostos Criativos
No âmbito da disciplina de Geometria Descritva-A, os alunos das turmas 11ºC e 11ºI desenvolveram um projeto intitulado: “Sólidos Compostos Criativos”, tomando como ponto de partida o estudo e a representação de formas tridimensionais compostas em perspetiva axonométrica ortogonal ou clinogonal, de acordo com as Aprendizagens Essenciais do 11º ano da disciplina de Geometria Descritiva-A.
É de referir que este tema de estudo corresponde igualmente ao item número 5 do exame nacional desta disciplina.
O objetivo final do exercício proposto foi a tradução volumétrica de uma forma tridimensional anteriormente estudada e representada num suporte a duas dimensões, agora com a possibilidade de se poder intervir criativamente na escolha dos materiais, das cores, dos padrões/texturas, permitindo acrescentar um sentido decorativo às peças construídas, e simular formas reais ou imaginárias ao gosto dos alunos.
Os alunos das duas turmas participantes foram divididos em grupos de dois.
Na fase inicial, cada grupo, após a escolha do sólido composto, procedeu ao estudo e à representação rigorosa da planificação de cada um dos sólidos, à escala de 2:1, ou seja, o dobro da dimensão definida nos dados do enunciado original do exercício.
Na fase seguinte, após o recorte, dobragem e colagem do sólido composto, foram acrescentados alguns casos pormenores decorativos.
Os alunos aderiram com entusiasmo e mostraram-se empenhados durante as várias fases do projeto, estando por isso de parabéns.
O trabalho final encontra-se exposto no átrio principal da escola sede do agrupamento durante a última quinzena do mês de julho.
Disciplina: Geometria Descritiva-A
Turmas envolvidas: 11ºC e 11ºI
Profª. Virgínia Pereira