Informação N.º6 / 2021-2022
Publicamos a informação N.º6 / 2021-2022, referente à Bolsa de Mérito para os alunos do ensino secundário.
Informação N.º2 / 2021-2022
Publicamos a Informação N.º2/2021-2022, relativa ao acesso dos alunos ao Office 365, email institucional e plataforma Microsoft Teams.
INFORMAÇÃO Nº 1/2021-2022
Publicamos a Informação N.º1/2021-2022, relativa à divulgação da constituição das turmas do Agrupamento.
Mensagem de Abertura do Ano Escolar 2021-2022
Em primeiro lugar quero dar-vos as boas-vindas ao Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais e ao ano escolar 2021-2022.
Esperamos que o atual ano escolar seja mais tranquilo em temos sanitários, de modo a podermos focar a nossa energia no que é essencial na escola, ensinar e fazer aprender; contribuir de uma forma intencional para que os nossos alunos sejam crianças e jovens felizes, cidadãos ativos e participantes na construção de uma sociedade mais justa, que alimente com bons nutrientes a dignidade humana; que respeite os recursos da Terra e aprenda a relacionar-se com culturas distintas, cultivando a aceitação e a tolerância.
Para isso, contamos com o rigor do nosso conhecimento, o treino das nossas competências, o empenho e a motivação no trabalho de cada dia e a boa cooperação das famílias.
O contexto de pandemia da doença COVID-19, que atravessamos, leva-nos a organizar o funcionamento de um ano letivo suportado pela experiência dos dois anos anteriores e pela atenção diária, que vamos dando às orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
Informação Manuais Escolares Gratuitos

1 - O levantamento de livros reutilizados atribuídos pela plataforma MEGA, aos alunos que vão frequentar a Escola Secundária António Damásio e a Escola Básica dos Olivais, pode ser efetuado a partir do dia 6 até ao dia 14 de setembro de 2021, nas respetivas escolas, de acordo com o calendário a divulgar, na página web do Agrupamento.
2 – A informação sobre os cadernos/fichas de atividades dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico a adquirir será disponibilizada no dia 6 de setembro, na página web do Agrupamento.
A Diretora,
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira
Pedidos de Ficha ENES e de Certificados de Habilitações
Os pedidos de Ficha ENES e de Certificados de Habilitações devem ser realizados mediante o preenchimento do ficheiro editável colocado em anexo, o qual seguidamente deverá ser remetido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Caso haja lugar a pagamento, nomeadamente no caso de alunos fora da escolaridade obrigatória, o mesmo poderá ser efetuado através de transferência bancária para a conta indicada, ou presencialmente no ato de levantamento. No caso das fichas ENES, bem como dos Certificados de Habilitações, o levantamento poderá ser efetuado decorridas 48 horas sobre o pedido realizado, sendo a entrega efetuada por ordem de chegada aos Serviços Administrativos.
Conta: Agrupamento Escolas de Santa Maria dos Olivais
BIC: IGCPPTPL
IBAN: PT50 0781 0112 01120012959 66
Mais se informa, que os alunos, que ao abrigo da Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, e do Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de março, realizaram este ano melhoria da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, e caso a classificação seja superior à classificação final da disciplina anteriormente obtida, que esta melhoria é exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior e a nova classificação será contemplada apenas na Ficha ENES, mas nunca poderá ser contabilizada para a média final do ensino secundário, ou seja, nunca será contabilizada no certificado de habilitações/Diploma. Neste sentido, os alunos irão obter duas médias finais diferentes, uma na Ficha ENES e outra no certificado de habilitações/Diploma.
Informação para os Encarregados de Educação
Comunica-se aos encarregados de educação que se encontram afixadas na Escola Básica dos Olivais, as listas de renovação de matrícula nos 2º, 3º e 4º anos de escolaridade das Escolas Básicas do 1º Ciclo e nos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade da Escola Básica dos Olivais.
A Subdiretora, Rosa Maria Carvalho
INFORMAÇÃO N.º25 / 2020-2021
DEVOLUÇÃO KITS PROGRAMA ESCOLA DIGITAL
Os Encarregados de Educação das(os) alunas(os) ou as(os) alunas(os), quando maiores de idade, que concluíram o 4º, 9º ou 12º ano de escolaridade, ou que no próximo ano não se encontrem matriculados neste Agrupamento, e também os docentes que terminam funções no AESMO, no presente ano letivo, deverão devolver o kit emprestado através do Programa Escola Digital (computador e respetivo carregador, hotspot e respetivo carregador, cartão SIM e auscultadores com microfone), na Escola Secundária António Damásio, a partir do dia 26 de julho e até 6 de agosto de 2021, entre as 14:00h e as 16:00h.
A Adjunta da Diretora, Maria Alexandra Inês
Período Extra de entrega de manuais da Escola Secundária António Damásio
Informa-se que se encontra publicada a informação sobre o Período Extra de entrega de manuais da Escola Secundária António Damásio.
Dados da doença COVID-19 (junho de 2021)
À COMUNIDADE EDUCATIVA
O quadro, em ficheiro anexo, mostra os dados da doença COVID-19, no Agrupamento, no mês de junho.
Agradeço à comunidade educativa a seriedade e a perseverança na adoção das medidas de minimização do risco de contágio do SARS-CoV-2, o que tem permitido manter as nossas escolas em segurança sanitária.
Apelo à comunidade educativa a continuidade da observância das medidas de prevenção e de minimização do contágio, de forma a podermos manter as atividades educativas e os exames nacionais e de equivalência à frequência com normalidade.
A Diretora, Jesuína Maria Silva Miranda Pereira
Entrega de Manuais Escolares na EB Olivais
Publicamos todas as informações relativas à entrega dos manuais escolares dos alunos a frequentar a Escola Básica dos Olivais, nomeadamente o horário para as devoluções e os procedimentos a adotar.
Clique aqui para consultar todas as informações
Informação para os Encarregados de Educação
Comunica-se aos encarregados de educação das crianças e dos alunos, que se inscreveram na educação pré-escolar pela 1ª vez e no 1º ano de escolaridade, que se encontram afixadas, na Escola Secundária António Damásio, escola sede do Agrupamento, as seguintes listas:
- Crianças admitidas na Educação Pré-Escolar nos jardins de infância do Agrupamento;
- Alunos admitidos no 1º ano de escolaridade nas escolas básicas do Agrupamento.
Solicitamos aos encarregados de educação que nos informem se estão ou não interessados na vaga obtida no jardim de infância ou no 1º ano de escolaridade.
Esta informação deve ser enviada para o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ao cuidado da Assistente Técnica Tânia Lacerda.
No email deve ser referido o nome do aluno/criança e a escola/jardim de infância de colocação.
A Subdiretora, Rosa Maria Carvalho.
Entrega de Manuais Escolares na ESAD
Publicamos todas as informações relativas à entrega dos manuais escolares dos alunos a frequentar a Escola Secundária António Damásio, nomeadamente o horário para as devoluções e os procedimentos a adotar.
Ação Social Escolar
Entrega do comprovativo do abono de família
Publicamos a informação sobre a formalização de candidatura, assim como todos os procedimentos, à ação social escolar para o ano letivo 2021/2022.
Reforçamos que o documento comprovativo do abono de família tem de ser entregue até dia 16 de julho de 2021, na Secretaria (Escola Secundária António Damásio), com marcação prévia para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do envio da declaração do abono de família por correio eletrónico, para o endereço atrás referido.
Informação para os Encarregados de Educação
Comunica-se aos encarregados de educação das crianças e dos alunos, que se inscreveram na educação pré-escolar pela 1ª vez e no 1º ano de escolaridade, que se encontram afixadas, na Escola Secundária António Damásio, escola sede do Agrupamento, as seguintes listas:
-
Crianças que requereram a matrícula (1ª opção), nos jardins de infância do Agrupamento;
-
Alunos que requereram a matrícula no 1º ano de escolaridade (1º opção), nas escolas básicas do Agrupamento;
-
Crianças que renovaram a matrícula nos jardins de infância do Agrupamento.
A Subdiretora, Rosa Maria Carvalho
Informação sobre os documentos dentários (cheque dentista)
Exmos Senhores Encarregados de Educação dos alunos nascidos em 2003 e 2005
Relembra-se que a Escola só é responsável pela entrega dos documentos dentários dos 7, 10 e 13 anos de idade dos alunos, no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.
No ano em que o aluno faz os 16 ou os 18 anos de idade deve o Encarregado de Educação solicitar o cheque dentista no serviço administrativo do centro de saúde a que pertence, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, desde que tenha utilizado o cheque dentista dos 13 anos e dos 16 anos, respetivamente.
Chama-se a atenção para a leitura, atenta, das informações que constam nos documentos dentários.
Para mais informações consulte o link: https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/index.jsp (Informações - Projetos)
A Coordenadora do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES), Teresa Matos
Informação sobre os documentos dentários (cheque dentista)
Exmos. Senhores Encarregados de Educação dos alunos nascidos em 2007, 2010 e 2013
Desde a semana passada que têm estado a ser entregues os documentos dentários (cheque dentista) aos alunos do nosso Agrupamento de Escolas que têm 7 anos de idade (nascidos em 2013), 10 anos (nascidos em 2010) e 13 anos (nascidos em 2007), no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. Os documentos, anteriormente mencionados, têm sido entregues diretamente aos alunos ou respetivos Encarregados de Educação.
Todos os cheques dentista SOCJ 7, 10 e 13 anos, emitidos no ano letivo 2020/21, têm validade até 31/10/2021.
Chama-se a atenção para a leitura, atenta, das informações que constam no cheque dentista.
A não conclusão do plano de tratamento de uma determinada faixa etária impede o acesso aos cheques dentista intermédios.
Para mais informações consulte o link: https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/index.jsp (Informações - Projetos)
A Coordenadora do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES), Teresa Matos
Informação N.º24 / 2020-2021
Divulgação da Avaliação Atribuída no 2º Período
As avaliações atribuídas no 2º período aos alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário podem ser consultadas no Inovar Consulta a partir do final do dia 01 de abril.
As pautas dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário estarão afixadas nas respetivas escolas, a partir do dia 05 de abril.
Informação N.º23 / 2020-2021
De acordo com a divulgação feita pela Equipa de Projeto para a Qualidade da Alimentação Escolar da Câmara Municipal de Lisboa, informa-se que os Kits Refeição Escolar continuarão disponíveis para os alunos que beneficiam da Ação Social Escolar, escalões A/B/NEE, do 2º/3ºciclo do ensino básico e do ensino e secundário, enquanto estiverem em aulas em regime não presencial, terminando para os ciclos que forem passando ao regime de ensino presencial ao regressarem às respetivas escolas.
Sendo um serviço de apoio à refeição escolar, funciona apenas nos períodos letivos, não havendo Kits Refeição nas interrupções letivas.