Visita de estudo ao Museu das Comunicações
No passado dia 4 de Novembro, os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Informática – Gestão de Redes realizaram uma visita de estudo ao Museu das Comunicações, no âmbito das disciplinas da formação tecnológica dos respetivos cursos.
Esta atividade consistiu na visita a duas exposições, sendo a primeira: “O cabo submarino num mar de conectividades”, que decorre da ambição da Fundação Portuguesa das Comunicações em promover a importância dos cabos submarinos no sector das comunicações. Os cabos submarinos são responsáveis por grande parte do desenvolvimento ocorrido nas comunicações, correspondendo às “autoestradas” por onde a informação circula, quase à velocidade da luz, permitindo-nos comunicar de forma instantânea.
A segunda exposição, intitulada “No início era a válvula… do sinal analógico ao digital” apresenta uma grande variedade de válvulas do século XX e revela como estas tiveram um papel central no desenvolvimento da indústria das comunicações. Durante décadas, as válvulas fizeram parte dos mais diversos tipos de equipamentos de Radiocomunicações, Radiodifusão, Teledifusão e Computação. Foram um dispositivo fundamental nos sistemas de telecomunicações, servindo para gerar sinais com uma dada frequência (função osciladora) e, também, como amplificadora e retificadora de sinais de rádio.
Hoje em dia, embora a utilização de válvulas seja diminuta, ainda as podemos encontrar em equipamentos como Microondas, Radares, Satélites e Hi-fi.