Formação em Basquetebol
Com o objetivo de melhorar continuamente o ensino da Educação Física e promover maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi proposto ao Professor Sérgio Ramos, pai da nossa aluna Sofia Ramos, a realização de uma breve formação aos professores do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais na modalidade de Basquetebol.
Com disponibilidade e interesse de ambas as partes, a formação foi ministrada a 14 de março pelo Professor Sérgio Ramos, ex-jogador e treinador de Basquetebol no Benfica, ex-jogador e treinador-adjunto na Seleção Nacional e fundador do “Sérgio Ramos Basketball Camp” para jovens atletas.
Considerado um dos melhores jogadores portugueses de sempre e principal embaixador do Basquetebol nacional na Europa, competiu ainda nas principais ligas Italiana e Espanhola. É Doutorado em Educação Física, exercendo a sua profissão na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
A formação, constituída por dois momentos, o primeiro mais teórico e direcionado exclusivamente para os professores do Agrupamento, teve como foco a iniciação à modalidade de uma forma mais centrada no ensino das competências para o jogo, em detrimento de um ensino mais focado apenas no gesto técnico. Neste primeiro momento, foram apresentadas estratégias para uma prática mais inclusiva da modalidade, sugerindo regras e exemplos de situações práticas que permitissem a todos os alunos, de todos os níveis, desenvolver as suas capacidades em situação de jogo.
O segundo momento desta formação, com uma componente mais prática, foi realizado no Pavilhão B, com a colaboração dos alunos do Grupo-Equipa de Desporto Escolar de Basquetebol, Iniciados Masculinos. Nesta ocasião, o Professor colocou em prática as situações abordadas no primeiro momento e os alunos mostraram uma excelente participação na realização das tarefas propostas, tendo eles também usufruído da experiência de serem treinados por um ex-jogador e excelente treinador da modalidade.
Foi uma formação enriquecedora para todos os envolvidos, que certamente contribuirá para aprimorar a prática do Basquetebol nas aulas de Educação Física e proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem para os alunos.