28 Mar.2023
Visita de Estudo 9.°s anos - França (20 a 25 de março de 2023)
No dia 20 de março, pelas 12 horas, partiram da Escola Secundária António Damásio, 5 professores e 53 alunos das turmas F, G e H do 9.° ano, com destino a França.
O primeiro dia e primeira noite foram passados em viagem, no autocarro da agência de viagens contratada para o efeito e, de acordo com o itinerário escolhido, no dia 21, pelas 9 horas, o grupo chegou ao seu primeiro destino, Poitiers.
Os alunos foram criteriosamente divididos em cinco grupos para uma melhor gestão e controlo tanto de tempo, como de eventuais situações inesperadas e, inclusivé, para facilitar interpretação por parte dos professores relativamente às várias indicações e explicações durante as várias atividades, no que concerne à língua francesa.
No dia 21/03 os alunos usufruíram do seu primeiro dia no Futuroscope, um parque onde a inovação e a curiosidade causam sensações fantásticas, pela experimentação de atrações imersivas e grandes espetáculos de alta tecnologia com recurso a efeitos sensoriais e a imagens 3D e 4D. Com imensas atrações por onde escolher, os nossos alunos divertiram-se e aprenderam, ao sentirem-se atraídos por uma irresistível força magnética: a sua curiosidade.
No dia 22/03, após um belo repasto e noite descansada no Hotel du Parc - Pirates, o grupo partiu em direção a Versailles, onde respirou a famosa cidade que deu nome ao histórico tratado, usufruindo da visita ao Palácio e respectivas obras de arte.
Ainda no mesmo dia, o autocarro transportou o grupo para o Centro de Paris, realizando uma explicação guiada acerca dos locais e monumentos por onde ia passando.
Dada a existência de greve anunciada para o dia seguinte, em Paris, houve necessidade de reajuste das atividades e realizou-se o passeio de barco, com vista guiada, no rio Sena com "Bateaux-Mouches" o qual permitiu a todos a consciencialização da estrutura da cidade, a razão histórica do crescimento da mesma a partir da sua origem e, ainda, a orientação perante os principais monumentos existentes.
Aproveitando para dar a conhecer a todos a Cidade Universitária Internacional de Paris, com a perspectiva de criar nos alunos alguma vontade pelos estudos superiores e, quem sabe, o estudo superior em Erasmus, o grupo jantou com estes estudantes, na sua cantina.
De seguida o grupo partiu para a visita da emblemática Torre Eiffel, a qual se encontrava extraordinariamente iluminada por ser de noite. Quando o grupo já se encontravam no segundo piso da referida, a contemplar as vistas noturnas da Cidade da Luz, a torre ofereceu a todos um show de luzes fantástico, tendo sido um previlegio, poder apreciá-lo de tão perto.
Terminada a visita o grupo dirigiu-se ao Hotel Campanile Paris Est - Porte de Bagnolet, onde passou as duas noites seguintes.
No dia 23/03 o autocarro transportou o grupo, de novo, para o centro de Paris, permitindo a visita de vários monumentos e zonas históricas: Museu do Louvre, Praça da Concórdia, Campos Elísios, Arco do Triunfo, Montmartre, Basilique du Sacré-Cour, Bairro dos Pintores e estátua alusiva ao conto "Le Passe-Murraille", da autoria da figura que se encontra na estátua, Marcel Aymé.
Após o jantar, perto da Place de Clichy, ainda em Paris, o grupo regressou ao Hotel para repousar.
No dia seguinte, 24/03, último dia para visitas, o dia foi passado no famoso Parque Eurodisney Paris, tendo os alunos usufruído dos encontros com as emblemáticas figuras da Disney e da tão desejada adrenalina proporcionada pelas fantásticas atividades existentes, tendo sido, sem dúvida, um culminar de viagem, de pura "Magia", com o espetáculo de luzes, comemorativo dos 30 anos do Parque, tendo como fundo o famoso Castelo das Princesas.
Pelas 23 horas o grupo regressou ao autocarro para regressar à ESAD, tendo passado a noite e o dia em trânsito, efetuando as paragens necessárias, estipuladas pela organização.
Pelas 19 horas, o grupo estava de regresso à escola, onde a felicidade se sobrepunha ao cansaço e onde as experiências vividas trarão, a todos, um maior conhecimento cultural e, sobretudo, um maior conhecimento de si e maior capacidade relacional.
Os pais receberam os seus educandos, com imensa saudade e carinho e, ainda, receberam os professores com um agradecimento individual pelo facto destes terem proporcionado esta experiência aos seus educandos e pela disponibilidade e tempo dispendido para com os mesmos, deixando os professores bastante comovidos com o reconhecimento.
Ana Carlota Vieira, Carla Mourão, Cristina Leonardo, Cristina Ribeiro e Nuno Caratão