23 Jul.2023
Operation Wallacea (Expedição no México com alunos ESAD)
Os nossos corajosos alunos Gustavo Figueiras, Inês Vera, Júlia Alves, Rita Conceição e Vitória Oliveira, acompanhados pelo professor Nuno Caratão, partiram hoje de madrugada para uma expedição que terá lugar no México. Chegarão a Cancun, pelas 18:30h locais (0:30h do dia 24/07 em Portugal) onde pernoitarão. No dia seguinte, enfrentarão cerca de oito horas de viagem para chegar a Calakmul, onde usufruirão da sua primeira semana de expedição.
Durante duas semanas, com o acompanhamento e instrução de cientistas experientes, todos participarão em verdadeiros projetos de investigação, conseguindo, assim, contribuir para a conservação ambiental.
Este grupo, alunos e professor, em representação da Escola Secundária António Damásio e, obviamente, do nosso país, participará, pela primeira vez, numa das mais prestigiadas expedições, a nível mundial sob alçada da Operation Wallacea, integrando-se num conjunto internacional de escolas de excelência as quais já há bastantes anos vêm usufruindo destas expedições. Assim, compartilharão experiências com escolas de outros países do mundo, participarão em projetos científicos de dimensão internacional, os quais contribuirão, não só para a sua formação académica, mas também para a sua formação como indivíduos.
A expedição da primeira semana será terrestre, realizando-se na Reserva da Biosfera de Calakmul, localizada na Península de Yucatán, a qual está classificada como Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, uma distinção de grande prestígio que apenas 32 reservas naturais de todo o mundo já recebera e onde se preserva uma vastíssima coleção de ruínas Maias. De referir que a Selva Maia é um dos últimos e mais importantes redutos de mamíferos em extinção, onde se incluem os jaguares e os tapires. Para além disso, é um importantíssimo corredor biológico para uma grande variedade de outras espécies.
Sempre sob orientação de cientistas qualificados, experientes em investigação nestes trabalhos de campo, os alunos recolherão dados que serão utilizados para avaliar a eficácia destes projetos na proteção da floresta e da sua fauna silvestre, incrementando, também, o conhecimento existente acerca da abundância, diversidade e distribuição dos grandes mamíferos, das aves, dos morcegos, das borboletas, dos répteis e dos anfíbios.
Um agradecimento especial ao Hospital da Luz que patrocinou esta viagem com o contributo de material essencial para utilização na expedição, ajuda muito preciosa na redução dos custos.
Pais, alunos e professores fazem questão de deixar um agradecimento especial à Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária António Damásio, Dra. Alina Meirinho, que se disponibilizou, desde o primeiro momento, para tratar das autorizações de saída dos menores para o estrangeiro, facto que em muito agilizou o processo e, também, minimizou as despesas de cada um. À Dra. Alina, um bem-haja de todos os intervenientes.
NOTA: Durante esta primeira semana de expedição os alunos não terão rede de internet, pelo que teremos que ter alguma paciência, portanto, no que concerne a ter notícias acerca desta fabulosa experiência.