Operation Wallacea (A aventura continua)
Um grupo de alunos, juntamente com o professor Nuno Caratão, decidiram participar no México num experiência terrestre e marítima, na província do Yucatan.
A primeira semana decorreu em Calakmul numa reserva da Biosfera e ao mesmo tempo numa zona arquelógica e histórica Maia. Durante a primeira semana a Organização Operation Wallace, dinamizou a semanapor atividades relacionadas com o estudo da biodiversidade existente no local. Em todas as atividades esteve sempre presesente um ou mais especialistas nos assuntos que iriamos estudar, bem como na recolha de dados científicos. Estas atividades decorreram desde o amanhecer (4:00 horas da manhã) até à noite profunda, pois o habitat e sua observação estava relacionado com os ritmos diários dos seres vivos.
O estudo da herpetologia, borboletas, mamíferos, habitat, aves e a procura de certos animais, como o jaguar, puma, veados, tapires raposas, através das pegadas ou o contato direto com alguns, tornou a experiência única e de grande riqueza humana, espiritual, na formação dos alunos que estão a participar. O contato com alunos de outros paises foi algo feito de uma forma natural extremamente rica.
No momento, estamos agora em Akumal (a terra das tartarugas para os Maias), e uma vez que a Vitória já tem o curso de mergulho, encontra-se desde já num enquadramento de pesquisa e estudo das tartarugas. O resto do grupo, Júlia, Rita, Inês, Gustavo e o Professor Nuno Caratão encontram-se a tirar o curso de mergulho.
Hoje foi mais um dia de deslumbramento. No mergulho que fizemos podemos deparar com quatro grandes tartarugas.
Experiências extremamente emotivas!