No dia 11 de julho, às 14:30, os alunos Diogo Faroleiro, n.º 7, Inês Figueira, n.º 10, José Reis, n.º 12 e Tomás Amaro, n.º 27, da turma 10.º C, apresentaram a sua solução do problema proposto para a 9.ª edição do concurso IM2C, International Mathematical Modeling Challenge (https://www.immchallenge.org/), no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Durante toda a manhã os alunos efetuaram uma visita à Biblioteca Joanina e a vários locais da Universidade, sob a orientação do Professor Doutor Fernando Figueiredo, em representação do Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva, responsável pela dinamização do IM2C, em Portugal
O IM2C é uma competição de equipas, com o patrocínio do COMAP ( Consortium for Mathematics and its Applications), e um verdadeiro desafio. É constituído por problemas reais os quais requerem uma mistura de diferentes tipos de matemática de nível secundário, juntamente com pensamento concetual e lógica para a sua análise e obtenção da solução. O IM2C proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora de trabalho em equipa, aplicando a matemática aprendida na escola para resolver um problema relevante do mundo real.
Cada país é convidado a formar duas equipas de quatro alunos, no máximo, com um professor orientador. O concurso tem início no princípio de fevereiro e termina no princípio de maio. Durante esse período, cada equipa escolhe cinco dias consecutivos para trabalhar em conjunto no problema. Todas as soluções devem ser enviadas pelo professor orientador, que deve certificar que os alunos seguiram as regras do concurso.
Na presente edição, os quatro alunos da Escola Secundária António Damásio, que foram selecionados para representar Portugal na edição internacional, efetuaram um trabalho, com 16 páginas, que consistiu em construir uma métrica quantitativa capaz de calcular o valor que um dado empreendimento tem se for feito num terreno específico de 3 km2, a 50 km de Syracuse (um centro urbano no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos). Os alunos obtiveram a menção qualitativa de Menção Honrosa (Honorable Mention), a melhor classificação obtida por uma equipa portuguesa neste concurso.
A notícia do seu desempenho apareceu publicada numa nota de imprensa da FCTUC e no diário as beiras de 12-07-2023, p. 10.
Parabéns aos alunos participantes e ao professor Helder Martins que os orientou.
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