À conversa com o escritor Rui Zink na Escola Secundária António Damásio

No passado dia 23 de janeiro, Dia Mundial da Escrita à Mão, pelas 10:00 horas, as portas da Escola Secundária António Damásio abriram-se para receber o escritor Rui Zink, com o intuito de promover a literacia de leitura e de escrita nos nossos jovens.
No auditório da escola, as turmas dos 11os G, I, N, O, P, professores, representantes da escola e da Porto Editora, que tornou possível este encontro, puderam assistir à palestra denominada À Conversa com o Escritor, na qual Rui Zink expôs o conteúdo de dois livros da sua autoria intitulados Manual do bom fascista e A instalação do medo. Estas obras estiveram à venda na papelaria da escola e a biblioteca também divulgou outros livros do autor. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir, ler e apreciar previamente as suas obras e, na própria sessão, formularam questões ao autor, proporcionando um espaço de debate de ideias que se afigurou profícuo e contribuiu para a formação de leitores e cidadãos críticos, reflexivos e interventivos na sociedade.
As Professoras Responsáveis pela atividade
Erika Ferreira, Helena Fabião
Visita de Estudo ao Teatro

No passado dia 8 de janeiro, no âmbito da disciplina de Português, as turmas do 11º ano, sob a orientação das professoras de Português Erika Ferreira, Helena Fabião, Martina Pereira, Teresa Pedro e docentes acompanhantes, participaram numa visita de estudo ao teatro, a fim de assistirem à representação teatral da peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett.
Os objetivos – consolidar conhecimentos sobre a obra em estudo, desenvolver o gosto pelo teatro, confrontar o texto estudado em aula com a encenação da peça, reconhecer a especificidade do texto dramático, e desenvolver competências de cidadania – foram plenamente cumpridos.
As Professoras organizadoras
Erika Ferreira, Helena Fabião, Martina Pereira, Teresa Pedro
A Companhia Teatro Educa passou pela Escola Secundária António Damásio

No âmbito da disciplina de Português, e a convite do grupo de Professores do 3º ciclo desta área curricular, a Companhia Teatro Educa passou pelo Auditório da Escola Secundária António Damásio, no passado dia 19 de outubro, para a representação de duas sessões da peça intitulada A poesia não é tão rara como parece. Esta encenação teatral, destinada a alunos dos 7º e 8º anos, teve como objetivos: promover o gosto pelo texto poético, desenvolver o gosto pelo teatro, interpretar e descodificar mensagens poéticas, relacionar diferentes formas de arte, promover e valorizar o enriquecimento cultural dos alunos, alargando os seus horizontes culturais, e promover as relações interpessoais facilitadoras da sociabilidade. Tais objetivos foram plenamente cumpridos.
Este espetáculo pedagógico reflete a missão da Companhia Teatro Educa que dispõe de um elenco de atores, que percorre o país com sessões divertidas e ajustadas aos programas curriculares dos 2º/3º ciclos e Secundário.
As Professoras organizadoras
Erika Ferreira, Ana Gil, Natália Cavaleiro, Paula Preto
A grandeza da nossa estrela

No âmbito das disciplinas de Físico-Química e de Oficina de Projeto, as professoras Rosa Maria Chaves e Virgínia Pereira organizaram a exposição que se encontra patente no átrio de entrada da Escola Secundária António Damásio, desde o dia 12 de janeiro, com os trabalhos efetuados pelos alunos das turmas, 7ºF, 7ºG e 7ºH, subordinado ao Tema - “Astros (Sol, Terra e Lua)”.
Foi proposto um exercício criativo de construção 3D com utilização de técnicas e materiais ao gosto dos alunos e que representasse o Sol, a Terra e a Lua de forma proporcional.
Foram respeitadas as grandezas no que se refere aos tamanhos e distâncias dos corpos celestes mencionados, tendo os alunos realizado os cálculos necessários para atenderem às distância e dimensões, numa representação à escala.
Os modelos expostos no átrio da entrada da sede do Agrupamento traduzem a criatividade dos alunos, não só pela escolha de materiais diversificados, mas também pelas soluções de construção encontradas, dando-nos a apreciar uma exposição apelativa e dinâmica onde se conjuga a ciência e a arte.
Os alunos das turmas 7ºF, 7ºG e 7ºH estão de parabéns!
Tomada de Posse da Associação de Estudantes da Escola Secundária António Damásio

Olá a Todos! Nós somos a AE T, a Associação de Estudantes da Escola Secundária António Damásio para o ano letivo 2023-2024.
Queremos desde já agradecer pela vossa adesão às urnas e, em especial a quem confiou o seu voto em nós. Prometemos estar muito empenhados do início ao fim do nosso mandato, Por Uma Damásio Melhor.
No passado dia 11 de dezembro, tomamos posse no auditório da escola e estamos muito ansiosos para começar a trabalhar. Estamos ao vosso dispor para vos ajudar com o que precisarem e, acima de tudo, temos sempre as portas abertas para vos ouvir, seja se nos cruzarmos nos corredores da escola ou até pelo nosso email, ao qual vamos estar muito atentos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Dia Mundial de Filosofia

A terceira quinta-feira do mês de novembro é, desde 2005, assinalada pela UNESCO como o Dia Mundial da Filosofia. Pretende-se chamar à atenção para a importância do pensamento crítico, no sentido em que este contribui para a formação de cidadãos interventivos e exigentes em áreas tão cruciais da vida como a Ética, a Política e conhecimento Científico.
Com o propósito de comemorar o dia, os alunos foram convidados a assistir no Anfiteatro da Escola Secundária António Damásio ao filme “Jogo da Imitação”, ou em alternativa, em sala de aula, ao visionamento de um pequeno documentário sobre “Inteligência Artificial e Educação”. Posteriormente seguiram-se os debates relativamente aos temas em análise. Simultaneamente, decorre uma exposição de trabalhos elaborados pela turma 11ºP, alusiva à forma de conhecimento específico da Filosofia.
Do ponto de vista filosófico, o filme "O Jogo da Imitação" e o documentário sobre a temática da Inteligência Artificial lançam-nos desafios até há pouco tempo impensáveis: Poderão as máquinas, algum dia, vir a pensar com criatividade e sentido crítico? E se o vierem a fazer terão de ser consideradas como eticamente semelhantes a nós? Que tipo de sociedade resultará de um ecossistema em que humanos e máquinas convivam e trabalhem umas vezes em parceria e outras em eventual competição? Estas são algumas das questões que foram debatidas com os alunos.
Novas formações em Suporte Básico de Vida
O Museu do Prado vem à Damásio

O grupo de Espanhol, em colaboração com o grupo das Artes, apresenta a exposição “O Museu do Prado vem à Damásio”.
Esta exposição conta com 20 reproduções de obras do Museu do Prado, disponibilizadas pela Consejeria de Educación da Embaixada de Espanha em Lisboa e encontra-se na Sala de Estudo da ESAD entre os dias 8 e 17 de novembro de 2023.
Do conjunto de pinturas expostas, podemos destacar: “Las Meninas” de Velázquez; “La Trinidad” de El Greco; “Carlos V en la batalla de Muhlberg” de Tiziano; “La familia de Carlos IV” de Goya; “Niños en la playa” de Sorolla, entre outros.
Este evento insere-se no âmbito do Projeto Educativo, e tenta recriar o ambiente de um museu, onde os visitantes podem apreciar as obras expostas com tranquilidade.
Aguardamos a vossa visita!
Clube de Ciência Viva - Escola com Eco
Publicamos o cartaz de divulgação do Clube Ciência Viva, informando que foi lançado o Concurso de Ideias do Logotipo do AESMO-Clube de Ciência Viva, cujo regulamento será divulgado aos alunos pelos professores de Ciências Naturais e Físico-Químicas (2º e 3º ciclos), Biologia e Geologia e Física e Química (Ensino Secundário), Artes Visuais e pelos Diretores de Turma.
O Regulamento e o formulário de inscrição poderá ser descarregado através dos links abaixo.
Descarregar Formulário de Candidatura
Operation Wallacea (A aventura continua)

Um grupo de alunos, juntamente com o professor Nuno Caratão, decidiram participar no México num experiência terrestre e marítima, na província do Yucatan.
A primeira semana decorreu em Calakmul numa reserva da Biosfera e ao mesmo tempo numa zona arquelógica e histórica Maia. Durante a primeira semana a Organização Operation Wallace, dinamizou a semanapor atividades relacionadas com o estudo da biodiversidade existente no local. Em todas as atividades esteve sempre presesente um ou mais especialistas nos assuntos que iriamos estudar, bem como na recolha de dados científicos. Estas atividades decorreram desde o amanhecer (4:00 horas da manhã) até à noite profunda, pois o habitat e sua observação estava relacionado com os ritmos diários dos seres vivos.
O estudo da herpetologia, borboletas, mamíferos, habitat, aves e a procura de certos animais, como o jaguar, puma, veados, tapires raposas, através das pegadas ou o contato direto com alguns, tornou a experiência única e de grande riqueza humana, espiritual, na formação dos alunos que estão a participar. O contato com alunos de outros paises foi algo feito de uma forma natural extremamente rica.
No momento, estamos agora em Akumal (a terra das tartarugas para os Maias), e uma vez que a Vitória já tem o curso de mergulho, encontra-se desde já num enquadramento de pesquisa e estudo das tartarugas. O resto do grupo, Júlia, Rita, Inês, Gustavo e o Professor Nuno Caratão encontram-se a tirar o curso de mergulho.
Hoje foi mais um dia de deslumbramento. No mergulho que fizemos podemos deparar com quatro grandes tartarugas.
Experiências extremamente emotivas!
Operation Wallacea (Expedição no México com alunos ESAD)

Apresentação do trabalho efetuado por alunos do 10.º C no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, no âmbito do concurso IM2C

No dia 11 de julho, às 14:30, os alunos Diogo Faroleiro, n.º 7, Inês Figueira, n.º 10, José Reis, n.º 12 e Tomás Amaro, n.º 27, da turma 10.º C, apresentaram a sua solução do problema proposto para a 9.ª edição do concurso IM2C, International Mathematical Modeling Challenge (https://www.immchallenge.org/), no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Durante toda a manhã os alunos efetuaram uma visita à Biblioteca Joanina e a vários locais da Universidade, sob a orientação do Professor Doutor Fernando Figueiredo, em representação do Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva, responsável pela dinamização do IM2C, em Portugal
O IM2C é uma competição de equipas, com o patrocínio do COMAP ( Consortium for Mathematics and its Applications), e um verdadeiro desafio. É constituído por problemas reais os quais requerem uma mistura de diferentes tipos de matemática de nível secundário, juntamente com pensamento concetual e lógica para a sua análise e obtenção da solução. O IM2C proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora de trabalho em equipa, aplicando a matemática aprendida na escola para resolver um problema relevante do mundo real.
Cada país é convidado a formar duas equipas de quatro alunos, no máximo, com um professor orientador. O concurso tem início no princípio de fevereiro e termina no princípio de maio. Durante esse período, cada equipa escolhe cinco dias consecutivos para trabalhar em conjunto no problema. Todas as soluções devem ser enviadas pelo professor orientador, que deve certificar que os alunos seguiram as regras do concurso.
Na presente edição, os quatro alunos da Escola Secundária António Damásio, que foram selecionados para representar Portugal na edição internacional, efetuaram um trabalho, com 16 páginas, que consistiu em construir uma métrica quantitativa capaz de calcular o valor que um dado empreendimento tem se for feito num terreno específico de 3 km2, a 50 km de Syracuse (um centro urbano no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos). Os alunos obtiveram a menção qualitativa de Menção Honrosa (Honorable Mention), a melhor classificação obtida por uma equipa portuguesa neste concurso.
A notícia do seu desempenho apareceu publicada numa nota de imprensa da FCTUC e no diário as beiras de 12-07-2023, p. 10.
Parabéns aos alunos participantes e ao professor Helder Martins que os orientou.
Ver a apresentação dos alunos da ESAD
Saída de campo a Sines e Almograve

No passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, realizou-se uma saída de campo de Geologia a Sines-Almograve com o tema “Da formação da Pangeia ao nascimento do Atlântico – uma viagem pelo ciclo das rochas”, assinalando a primeira atividade do Clube de Ciência Viva do AESMO, no âmbito da Geodiversidade.
Porque a Geologia se aprende no campo, nesta saída participaram 106 alunos das turmas do 11.º Ano do Curso de Ciências e Tecnologias da ESAD, acompanhados por 8 professores das disciplinas de Biologia e Geologia, Física e Química A, Português e Matemática A.
A orientação da saída de campo esteve a cargo do Centro de Ciência Viva de Estremoz, nomeadamente do seu Diretor Executivo, Professor Doutor Rui Dias, e teve como principais objetivos a observação e interpretação in situ de afloramentos identificativos da diversidade de processos geológicos que ocorreram /ocorrem em Portugal Continental e da observação e identificação de rochas das Eras Paleozóica (em Almograve) e Mesozóica (em Sines).
Em Almograve, Praia dos Ouriços, foram observadas diversas estruturas geológicas cuja interpretação permite compreender a sua génese e também a formação do supercontinente Pangeia e a relação de Portugal com este passado geológico muito antigo.
Na Praia Norte, em Sines foram observadas rochas do bordo do maciço intrusivo gabróico de Sines e estruturas geológicas ligadas à evolução da região no âmbito do processo de abertura do Oceano Atlântico.
Os alunos participaram, ainda, numa experiência de modelação análoga utilizando areias coloridas de uma zona de subducção, que complementou o trabalho de campo.
Com estas atividades pretendeu-se que os jovens consigam aplicar na prática os conceitos que aprenderam nas aulas, promovendo uma visão integradora da Geologia e desenvolvam comportamentos e valores de cidadania promotores de atitudes de preservação e valorização do património geológico.
Plástico e Tridimensionalidade

No âmbito “Plástico e Tridimensionalidade”, da disciplina de Educação Tecnológica, lecionada pelo professor Jorge Botelho, foram criados trabalhos, em grupo, nas turmas dos 7º, 8º e 9º anos, da Escola Secundária António Damásio e Escola Básica dos Olivais.
Os alunos trabalharam temas atuais do ambiente e sustentabilidade, nomeadamente: a atenção para a reciclagem, a proteção de animais em vias de extinção, o problema do plástico e indústrias poluentes e os fenómenos causados pelas alterações climáticas. Os alunos do 7º ano contruíram caixotes alusivos aos 5 R's: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Os alunos do 8º ano desenvolveram jogos originais, a partir de materiais reciclados. Os alunos do 9º ano criaram esculturas de plataformas e animais, inspirados no trabalho do artista Bordalo II. Para além da exposição dos trabalhos atrás referidos, foi feito um painel de "azulejos", inspirados no azulejo português, para sinalizar, de uma forma criativa, a sala 2 da Escola Básica dos Olivais, e foi construída, em conjunto com as disciplinas de Educação Visual, Físico-Química e História, uma maqueta do Campo de Concentração de Auschwitz.
Provas de Aptidão Profissional 2023

Basquetebol de Juvenis Masculinos – Desporto Escolar

A equipa de desporto escolar de basquetebol juvenis masculinos, neste ano lectivo 22-23, apesar de ter iniciado a época com uma derrota, conseguiu com um espírito muito combativo, mas sempre com um elevado fair play e espírito de amizade, ser apurada para a Final Four e conquistar o honroso 3º lugar da CLDE de Lisboa Cidade. Esta equipa composta por alunos nascidos entre 2005 e 2007, a frequentar turmas do 10º ao 12º ano, é fruto do trabalho que temos desenvolvido há vários anos, sendo que alguns dos elementos que a integram, vão deixar muita saudade, uma vez que no próximo ano lectivo irão seguir o seu caminho para a universidade.
Ainda dentro das atividades do desporto escolar, vários alunos da ESAD a frequentar o ensino básico, profissional e secundário, realizaram este ano a Formação Nível 1 e 2 de Arbitragem de Basquetebol, formação esta que foi crucial para que todos os encontros de desporto escolar realizados, tivessem uma arbitragem justa, que facilitaram muito a organização destes encontros e o acompanhamento de todos os jogos.
Um dia nas Ondas da Caparica

No passado dia 5 de junho as turmas do 12ºJ e 12ºK, foram, em visita de estudo no âmbito da disciplina de Educação Física, realizar um dia de Surf, na praia da Cornélia, na costa da Caparica.
O transporte e a realização da atividade foi da responsabilidade da Escola de Surf Ondas D’Aventura,que cedeu todo o material e disponibilizou 1 aula de surf da parte da manhã e outra da parte da tarde, que os alunos realizaram com muito empenho, algum talento e várias quedas, mas sempre com muita boa disposição e alegria!
Foi esta a melhor forma que estas duas turmas encontraram para se despedirem dos 3 anos de ensino secundário na ESAD e dos professores Luís Wemans, Margarida Santos e Joana Mil-Homens, que os acompanharam. Com muita energia, boa disposição e companheirismo os alunos dos 12º J e K estão agora com mais motivação para se prepararem para os exames finais e enfrentar os novos desafios que o futuro lhes espera!
Ação de Voluntariado 8.°H - Lar Maria Drost

No âmbito das disciplinas de Cidadania e Geografia sob organização e orientação do professor, também Diretor de Turma, Miguel Robalo, com o apoio dos professores Carla Mourão e Henrique Meggi, decorreu uma ação de Voluntariado no Lar Maria Droste.
No dia 26 de maio, os alunos da turma H do 8.° ano, da Escola Secundária António Damásio, arregaçaram as mangas e, com a ajuda de familiares e amigos, participaram nesta ação, realizando trabalhos de limpeza e embelezamento dos espaços exteriores, recuperação e restauro de um baloiço e limpeza do lago dos peixes.
O trabalho foi premiado pelo convívio, onde uma refeição partilhada permitiu um estreitar de laços entre alunos, familiares, amigos e professores, facto que de certeza trará uma evolução muito positiva na formação dos alunos enquanto pessoas e um reconhecimento de todos para todos.
Os objetivos foram cumpridos, com a conclusão de todos os trabalhos a que nos propusemos e o reconhecimento na pessoa da senhora Diretora Marisa Martins, foi transmitido a todos, pessoalmente, fazendo questão de oferecer um quadro como lembrança deste dia, em forma de agradecimento.
Os jovens alunos foram uns heróis pois nunca baixaram os braços, seguindo o exemplo de resiliência dos seus familiares que suspenderam, por um dia, os seus afazeres, chegando a abdicar de férias, para participar nesta iniciativa.
A escola foi à rua, deu, recebeu e, sem dúvida, ficou muito mais rica. Um bem-haja a todos os que contribuíram para esta iniciativa.
Exposição de Fantoches e Textos do 7ºH
EXPOSIÇÃO DE FANTOCHES E TEXTOS DO 7º H SOBRE A OBRA "A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS", DE JULES VERNE
Está patente no átrio do edifício principal da ESAD uma pequena exposição de fantoches e textos da turma 7º H sobre a obra de leitura extensiva do projeto de Inglês adotado para o sétimo ano.
A referida obra é o conto "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", de Jules Verne.
Vídeo da exposição, feito com fotos tiradas pela Professora Fátima Bateira, que ajudou a montar a exposição e é mãe dum aluno da turma, e realizado pela Professora Elisabete Lobato:
Antonieta Lopes, professora de Inglês
Cidadania 11.ºG
A turma do 11.ºG decidiu, em conjunto com a Diretora de Turma, Elisabete Lobato, e com todos os seus pais, colaborarem no Projeto de apoio aos futuros jovens papás da bebé Alice que já conquistou os corações da Escola Secundária António Damásio.
Assim toda a turma colaborou com dádivas muito generosas, produtos de higiene e um vaucher para que esta bebé seja recebida com muito mais conforto e miminho.
Exposições de trabalhos de Inglês
Na semana de 15 a 19 de maio, esteve patente na ESAD uma exposição de trabalhos da disciplina de Inglês das turmas 7º G e 7º H.
Os trabalhos expostos foram feitos no âmbito dos projectos “House for Birds” e “My Dream House” da Unidade 2 do manual, intitulada “No Place like Home!”.
No final da exposição, algumas casas para pássaros foram oferecidas pelos alunos a membros da comunidade escolar que as solicitaram, para servirem de ninhos nas suas quintas.
Entre os dias 22 e 26 de maio, realizou-se na ESAD uma segunda exposição de trabalhos de Inglês das referidas turmas.
Esta exposição incluiu trabalhos relativos à Unidade 5 do manual – “On the move” –, sobre os temas “Sports, Free Time Activities and Summer Activities”, trabalhos de Cidadania/DAC, feitos em Inglês, sobre os temas “My Vegetable Garden” e “Environment Protection” e ainda projectos/tarefas dos três períodos do ano lectivo.
Ambas as exposições foram montadas com a colaboração da Professora Fátima Bateira.
Antonieta Lopes, professora de Inglês
Visita de Estudo do 10º O ao 3º Esquadrão da GNR em Braço de Prata
No âmbito do Projeto de Equitação da ESAD, a turma 10º O participou numa visita ao 3º Esquadrão da GNR em Braço de Prata, no dia 11 de maio.
Os objectivos da visita foram a iniciação à Equitação, o contacto com o cavalo e fomentar a educação para a cidadania.
A turma foi acompanhada pela professora de Espanhol, Carla Montero, e pela professora de Educação Física, Ana Sofia Garcia.
Antonieta Lopes, Diretora de Turma do 10º O
Visita ao Oceanário 10º O

No dia 22 de maio, a turma 10.ºO, acompanhada pela professora de Espanhol, Carla Montero, visitou o Oceanário de Lisboa, no seu 25º aniversário.
Os objectivos da visita – contacto dos alunos com a natureza, incutir neles o interesse pela sua preservação e proporcionar-lhes momentos de diversão e de são convívio – foram cumpridos.
A turma passou uma manhã diferente e alegre, como se vê na felicidade estampada no rosto de cada um dos participantes.
Antonieta Lopes, Diretora de Turma do 10º O
Padel - Desporto Escolar

No passado dia 24 de maio teve lugar o Encontro Final de Padel do Desporto Escolar, no LemonFit Padel (Olaias), com as duplas da Escola Secundária António Damásio a alcançarem muito bons resultados.
No Escalão de Infantis B, a dupla formada pelos alunos Rafael Nunes e Gonçalo Costa alcançaram o 1º lugar do pódio e em Iniciados, a dupla Gonçalo Mourão e Gonçalo Pereira, conseguiram igualmente alcançar a medalha de ouro.
Já em Juvenis, e depois de um primeiro e um segundo lugar alcançados nos dois primeiros encontros, a dupla Miguel Pereira/Guilherme Domingues não foram além de um 4º lugar, com as duplas neste escalão a apresentarem um nível de jogo muito bom.
Apesar de não terem participado no Encontro Final, e fruto dos resultados nos dois primeiros encontros, de referir que as duplas Arthur Pereira/Martim Pedroso classificaram-se em 2º lugar (Iniciados), Afonso Martins/Francisco Ribeiro em 3º lugar (Infantis B) e Jaime Barrancos/Bernardo Lam em 3º lugar (Juniores).
A todos os alunos que fizeram parte do Grupo/Equipa de Padel da ESAD, os meus parabéns pela evolução e para o ano continuaremos a trabalhar para evoluir ainda mais!
Alunos brilham na Liga Jr. NBA

No passado dia 6 de maio, os talentosos alunos da Escola Secundária António Damásio celebraram um desempenho excecional na Liga Jr. NBA de Basquetebol, onde conquistaram quatro vitórias consecutivas. A equipa não só demonstrou habilidades excecionais em campo, mas também mostrou um extraordinário espírito desportivo durante toda a competição.
A Liga Jr. NBA é uma competição de Basquetebol juvenil que tem o intuito de promover e desenvolver a modalidade de Basquetebol, assim como os valores fundamentais do desporto entre os jovens. Organizada em colaboração com a NBA (National Basketball Association) e com a FPB (Federação Portuguesa de Basquetebol), a Liga oferece aos jovens jogadores a oportunidade de competir num ambiente desportivo de alto nível. Para além disto, com base nos princípios do fair-play, trabalho de equipa e respeito, esta liga proporciona uma plataforma estimulante para os jovens talentos mostrarem as suas habilidades, crescerem enquanto jogadores e desenvolverem-se como indivíduos.
A Escola Secundária representou a sua instituição na Liga Jr. NBA de Lisboa, tendo competido na divisão sudoeste da Conferência Oeste. A equipa, que foi escolhida para representar os Memphis Grizzlies no draft, mostrou um desempenho exemplar em todas as partidas, revelando respeito, fair-play e camaradagem, interagido de forma positiva com os colegas de equipa e adversários, incentivando-se mutuamente dentro e fora do campo.
Parabéns aos nossos jogadores do 7º Ano: Afonso Geirinhas, António Rodrigues, Guilherme Tavares, Levi Mota, Manuel Santos, Miguel Francisco, Miguel Martins e Tiago Matos pelas vitórias na Liga Jr. NBA e pelo espírito desportivo demonstrado em todas as partidas. Que continuem a ter sucesso em campo e a mostrar talento, dedicação e respeito.
Uma lição para o Mundo
UMA LIÇÃO PARA O MUNDO, é um vídeo realizado no ãmbito da disciplina de Oficina de Competências no sentido de sensibilizar as pessoas para o acreditar que queremos um mundo melhor e que a Esperança existe como prova desse Querer.
Viagem a Estrasburgo de 17 a 21 de abril

PROJETO ERASMUS+ DA ESAD - ÚLTIMA ETAPA
Na semana de 17 a 21 de abril, a delegação portuguesa do Erasmus+ da ESAD deslocou-se a Estrasburgo para se juntar à delegação alemã no âmbito da última etapa do Projeto intitulado Inclusion and Integration- Enrichment through Diversity (Inclusão e Integração- Riqueza na Diversidade).
O momento da chegada ao alojamento em Estrasburgo no primeiro dia foi de grande emoção entre todos os parceiros, alemães e portugueses, pois já é a terceira vez que alunos e professores deste grupo se reúnem em torno do projeto e bonitas amizades floresceram a partir do convívio bilingue. À noite, houve lugar a um passeio de todo o grupo pela cidade para uma observação geral da mesma e se contemplar a iluminação de alguns monumentos, designadamente da Catedral.
O segundo dia começou com a primeira fase da avaliação do projeto, onde cada aluno referiu por tópicos o que este significou na sua aprendizagem de vida, tendo depois discutido em grupo e escrito uma reflexão sobre três deles.
À tarde, teve lugar um passeio de barco pela cidade, onde foi dada a conhecer a história de vários edifícios e monumentos, destacando-se o curioso e engenhoso sistema de «represas» ao longo do rio, outrora parte importante na defesa da cidade.
Em seguida, realizou-se a visita à Catedral de Estrasburgo, sendo a mesma apresentada por alunos do grupo Erasmus+.
Visita de Estudo à República da Irlanda e Belfast

No âmbito da disciplina de Inglês, realizaram-se entre os dias 25 de março e 1 de Abril três viagens a Dublin e Belfast.
Alunos dos 11º e 12º anos acompanhados de 15 professores contataram com falantes nativos e aprofundaram o seu conhecimento sobre a história e cultura irlandesas. Foram seis dias bastante intensos em que se realizaram diferentes atividades culturais e lúdicas destacando-se as seguintes:
- Ida ao Castelo de Dublin;
- Visita ao Campus Universitário de “Trinity College” onde viram a exposição “ The Book of Kells”;
- Visita ao museu “Dublinia” em que aprenderam mais sobre o período Viking e a Época Medieval de Dublin;
- Visita à National Gallery;
- Visita ao Museu “Epic” onde aprenderam mais factos sobre a história da emigração irlandesa para os Estados Unidos;
- Visita ao Museu “Titanic” em Belfast em que se explica o que aconteceu com o navio desde a sua projeção até ao seu fatídico naufrágio;
- Ida à Catedral de Saint Anne em Belfast;
- Percurso ao longo do Muro da Paz em Belfast, que recorda os conflitos entre irlandeses e britânicos;
- Percursos pedestres pelas ruas históricas de Dublin e Belfast;
- Participação no “Viking Splash Tour”;
- Ida ao teatro para assistir à peça “The Ocean at the End of the Lane”.
Os diferentes grupos jantaram em alguns espaços emblemáticos de Dublin, aproveitando os dias para estreitar amizades e aprofundar o convívio entre alunos e professores.
A todos os que participaram intensamente nesta atividade e que contribuíram para que a mesma fosse mais um sucesso, o nosso obrigada.
Os professores organizadores e acompanhantes.
Mais artigos...
- Conversas com Ciência
- Sessão de divulgação do novo livro da Professora Doutora Olga Pombo
- Desporto Escolar - Natação e Padel
- “Damásios” no Parlamento Europeu
- Alunos do Clube Europeu no Parlamento dos Jovens
- Visita de Estudo 9.°s anos - França (20 a 25 de março de 2023)
- Formação em Basquetebol
- Desporto Escolar - Boccia
- Semana da Empatia - # de 27 de Fevereiro a 3 de março de 2023 #
- Desporto Escolar - Basquetebol Iniciados Masculinos
- Semana UBUNTU na ESAD - #30 de janeiro a 3 de Fevereiro#
- Desporto Escolar - Natação
- Webinar "Comunicação e Cooperação"
- Intercâmbio escolar com Oslo
- Autores e livros na Biblioteca
- Recolha de equipamentos elétricos de pequena dimensão
- Boletim Informativo das Bibliotecas Escolares
- Canções de Natal na ESAD
- Palestra - Clube de Ciência Viva AESMO
- ERASMUS+ na ESAD (Dia 3)
- ERASMUS+ na ESAD
- INTERNATIONAL MATHEMATICAL MODELING CHALLENGE 2022
- Projeto "Laboratório Digital"
- Projeto ComSequências
- Megafone dos Direitos Humanos
- Visita de Estudo ao ISCTE
- Visita de Estudo - SURF
- A arte torna o mundo melhor
- Desporto Escolar - Natação 2022 (resumo do ano)
- Votação das Propostas de Murais para a ESAD
- Encontro Final de Padel
- Livro de Banda Desenhada
- Programa Ambiente da ESAD
- Celebração do Dia Internacional Viver Juntos em Paz
- Coro D+ solidário com a Ucrânia
- Semana UBUNTU
- Exposição “Quem sou eu?”
- II Encontro de Padel - Desporto Escolar
- Visita às instalações da GNR - 3º Esquadrão Cavalaria
- Doces Narrativas: trabalhos dos alunos de Desenho-A do 12º ano
- Dia dos Cursos Profissionais 2022
- Projeto "ComSequências" - Espirais e os Triângulos de Pascal
- Desporto Escolar - Padel
- Futurália 2022
- Desporto Escolar - Futsal
- Desporto Escolar - Boccia
- Os Algoritmos e o Pensamento Computacional
- Exposição de Escultura e Pintura "Ponto de Vista"
- Desporto Escolar - Corta Mato e Mega Sprinter da CLDE de Lisboa
- Resultado das participações da equipa de Basquetebol (Desporto Escolar)
- Desporto Escolar - Futsal
- Semana da Empatia
- Atividades dos Cursos Profissionais no Pavilhão do Conhecimento
- Trabalhos dos alunos do Curso de Artes (11º ano)
- Megafone dos Direitos Humanos
- Boas Festas pelos alunos de Turismo
- Atuação do Coro D+ na Escola Sede
- As Estrelas do Projeto ComSequências
- Visita de estudo ao Museu das Comunicações
- Nutricionismo, hábitos alimentares e alimentação saudável
- Exposição itinerante sobre a temática da sustentabilidade
- Alunos da Escola Secundária António Damásio na viagem a bordo do veleiro Statsraad Lehmkuhl
- Viagem de alunos do AESMO/ESAD no veleiro norueguês Statsraad Lehmkuhl
- Dia dos Cursos Profissionais
- Competição Nacional de Posters do International Statistical Literacy Project